A Origem do Brigadeiro: A história por trás do doce
O brigadeiro é uma das sobremesas mais populares no Brasil, presente em diversas ocasiões, desde festas de aniversário até casamentos e eventos corporativos. Com seu sabor doce e irresistível, o brigadeiro é um verdadeiro clássico da culinária brasileira. Mas você já se perguntou qual é a origem do brigadeiro? Como surgiu essa sobremesa tão amada pelos brasileiros? Neste artigo, exploramos a história do brigadeiro, desde sua criação até os dias atuais, além de apresentar algumas variações da receita clássica que vão deixar o seu paladar ainda mais feliz. Se você é fã de brigadeiro e quer conhecer mais sobre a sua história, continue lendo e surpreenda-se!
Sumário
A história por trás da origem do brigadeiro
Acredita-se que o brigadeiro tenha sido criado durante a década de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o Brasil passava por uma crise econômica, e o leite condensado, que é um ingrediente chave do brigadeiro, era um alimento bastante acessível e popular. Foi então que surgiu a ideia de criar um doce feito com leite condensado, açúcar e chocolate em pó, que fosse fácil e barato de fazer.
O nome “brigadeiro” também tem uma história interessante. Ele foi dado ao doce em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que era um político e militar brasileiro bastante popular na época. Eduardo Gomes foi candidato à presidência em 1945, e sua campanha eleitoral foi marcada por slogans como “Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro”. O sucesso da campanha fez com que o nome “brigadeiro” se tornasse ainda mais popular, e o doce acabou sendo batizado em sua homenagem.
Receita clássica do brigadeiro
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do brigadeiro, que tal aprender a fazer a receita clássica desse doce irresistível?
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- Granulado para decorar
Modo de preparo:
Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela e atinja o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.
Com as mãos untadas com um pouco de manteiga, faça pequenas bolinhas com a massa de brigadeiro. Passe cada bolinha no granulado para decorar.
Variações do brigadeiro
Além da receita clássica, o brigadeiro pode ser feito em diversas variações deliciosas. Confira abaixo algumas opções:
- Brigadeiro branco: substitua o chocolate em pó por leite em pó e adicione uma colher de sopa de essência de baunilha à receita clássica.
- Brigadeiro gourmet: adicione ingredientes como nozes, castanhas, coco ralado ou licor à receita clássica para criar sabores únicos e sofisticados.
- Brigadeiro de colher: em vez de moldar em bolinhas, sirva o brigadeiro ainda quente em copinhos ou potinhos para comer de colher.
- Brigadeiro de café: adicione uma colher de sopa de café solúvel à receita clássica para dar um sabor diferente e delicioso ao brigadeiro.
- Brigadeiro de limão: substitua o chocolate em pó por suco de limão e adicione raspas de limão à receita clássica para criar um brigadeiro refrescante e ácido.
- Brigadeiro de Nutella: adicione uma colher de sopa de Nutella à receita clássica para criar um brigadeiro com sabor de avelã delicioso.
- Brigadeiro de paçoca: adicione paçoca esfarelada à receita clássica para criar um brigadeiro com sabor de amendoim irresistível.
Curiosidades sobre o brigadeiro
- O brigadeiro já foi utilizado como forma de arrecadar dinheiro para campanhas políticas no Brasil, especialmente durante a década de 1980.
- Em 2007, foi criado o Dia Nacional do Brigadeiro, que é comemorado em 21 de outubro.
- O recorde mundial de maior brigadeiro já feito é de 1,28 toneladas, feito em 2011 na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
- O brigadeiro é um doce muito versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas e combinações, como recheios de bolos, coberturas de cupcakes e até mesmo em milkshakes.
- O brigadeiro já foi citado em diversas músicas brasileiras, como “Brigadeiro” do cantor Latino, “Brigadeiro é Bom” da dupla sertaneja Marcos e Belutti e “Brigadeiro pra Mim” do grupo É o Tchan.
- Em 2012, a marca brasileira Kopenhagen lançou uma versão do brigadeiro em formato de sorvete, chamado de “Brigadeiro Ice Cream”.
- Em 2014, a rede de fast food McDonald’s lançou uma sobremesa chamada McBrigadeiro, que foi inspirada no doce brasileiro e fez muito sucesso entre os consumidores.
- O brigadeiro é tão amado no Brasil que, em 2018, o Google realizou uma pesquisa para saber quais eram as sobremesas mais buscadas na internet pelos brasileiros, e o brigadeiro ficou em primeiro lugar.
Essas curiosidades mostram que o brigadeiro é um doce muito querido por nós brasileiros e que faz parte da nossa cultura e tradição culinária. Seja na sua versão clássica ou em uma das suas variações, o brigadeiro é sempre uma escolha deliciosa e satisfatória para quem quer se deliciar com um sabor único e marcante.
Conclusão
A origem do brigadeiro mostra que ele é um doce delicioso e irresistível que é amado por todos os brasileiros. Sua origem é marcada pela crise econômica e a Segunda Guerra Mundial, e seu nome foi dado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Além da receita clássica, existem diversas variações do brigadeiro que podem ser feitas para criar sabores únicos e sofisticados. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem do brigadeiro, que tal experimentar fazer sua própria versão desse doce maravilhoso em casa?
Fontes:
Gostou de saber sobre a origem do brigadeiro? Clique aqui e conheça outras receitas de brigadeiro, que separamos pra você!